G3 COMUNICAÇÃO E ASSESSORIA

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Novembro Azul


Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O que é o câncer de próstata?
No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Acontece quando as células deste órgão começaram a se multiplicar de forma desordenada.
Principais sintomas:
• Dor óssea 
• Dores ao urinar
 • Vontade de urinar com frequência
 • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen
Atenção:
A ausência de sintomas não garante que não há problemas. Por isso, converse com seu urologista e cuide da sua saúde!
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.
Procure o Centro de Saúde de sua cidade e fique mais informado sobre a campanha local.